O Hotel Valle d’incanto Gramado se prepara para estruturar a Gestão ESG focada na Sustentabilidade para o Turismo. Após colocar em prática a gestão em ESG, o hotel receberá a certificação internacional que trará reconhecimento por todas as ações, é a ISO 21401. A iniciativa é inédita em Gramado e o empreendimento dará início à implantação a partir do início do mês de agosto em uma parceria com a Gescap, empresa especializada no tema.
Publicidade
Os empresários Rafael Chaves e Vicente Atz, CEO’s Gescap, estiveram recentemente em Sevilha, na Espanha participando do evento ISO-TC 228, (Tourism and relate services), evento mundial da ISO para o Turismo, que abrange vários grupos de trabalho que envolvem o tema. “O projeto com o Valle d’incanto será pioneiro na região e servirá de modelo para muitos hotéis e empresas em geral, pois essa gestão pode ser aplicada em diversos segmentos de forma personalizada”, salientam os CEO’s da Gescap.
Rafael e Vicente são membros da ABNT e delegados da ISO de Turismo Sustentável no Brasil. Os empresários também integram o grupo WG13, que aborda ESG e sustentabilidade, e o WG7 que é do turismo de aventura. O evento na Espanha trouxe como mote o debate e revisão das normas dos hotéis a nível mundial e apresentou uma nova normatização de práticas sustentáveis de vários destinos.
Cris Endres, Diretora do hotel, destaca que o tema é uma tendência mundial. “Estamos nos adaptando ao mercado e seguindo a tendência global para o Turismo onde, cada vez mais, as práticas sustentáveis como um todo e a Gestão ESG são levadas em conta tanto pelos viajantes quanto pela comunidade e players em geral”, comenta.“Não é possível mais pensar empreendimentos com foco no futuro sem a implantação das práticas de ESG. O Turismo Sustentável está em alta e queremos estar preparados para este nicho”, destaca o Diretor do Valle, Fabio Noel.