A GESCAP está presente essa semana, representando o Brasil em Sevilha, na Espanha, no evento ISO-TC 228, (Tourism and relate services). É um evento mundial da ISO para o Turismo, que abrange vários grupos de trabalho que envolvem o tema.
Rafael Chaves e Vicente Atz são membros da ABNT e delegados da ISO de Turismo Sustentável no Brasil, pela qual apenas três pessoas fazem parte. Os empresários estão participando do grupo WG13 que aborda ESG e sustentabilidade, e também o WG7 que é do turismo de aventura.
Hoje iniciou a revisão das normas dos hotéis a nível mundial e está sendo iniciada uma nova norma de práticas sustentáveis de vários destinos. Ou seja, cada vez mais será exigido no mercado práticas sustentáveis como um todo, que valorizem clientes e empresas que adotem esse modelo de gestão.
“O evento conta com a participação de 70 países e discute sobre turismo sustentável. Ficamos muito felizes em fazer parte de um movimento tão grandioso e importante para a nossa região turística da Serra Gaúcha”, expõe os Rafael e Vicente.
“E com muita alegria, junto neste movimento, firmamos uma parceria com o Hotel Valle D’Incanto que será o primeiro hotel da cidade de Gramado, a implantar a Gestão de ESG, para em breve ter uma certificação internacional que trará reconhecimento por todas as ações que já vem sendo feitas. Vai se destacar ainda mais no cenário turístico, pois já possui várias premiações, inclusive recentemente foi eleito como o segundo melhor hotel da América do Sul e já foi eleito como o hotel mais romântico do mundo”, contam.
O empreendedores agradecem a confiança dos proprietários do hotel, Cris Endres e Fábio Noel. “Com certeza será muito promissor. Temos orgulho de serem os pioneiros na região desse projeto. Será um modelo para muitos hotéis e empresas em geral, pois essa gestão pode ser aplicada em diversos segmentos de forma personalizada”, dizem os CEOs da GESCAP.
Segundo eles, está sendo defendida, pela comissão brasileira de turismo sustentável, a ideia de realizar a edição do evento de 2024 no Brasil. O evento de 2023 já está confirmado em Paris, na França.